segunda-feira, 4 de agosto de 2014

"...VIº TNLO » Ultra Trail Nocturno Lagoa Óbidos..."

...neste momento, o tempo assinala que mantive o equilíbrio possível entre as minhas voltinhas diárias, que me transportaram na realização e conclusão deste VIº TNLO » Ultra Trail Nocturno Lagoa Óbidos » 50km...
...anteriormente, neste tempo que nos move no seu compasso, efectuei mais uma Doações de Sangue, contabilizando no meu todo 44ª Dádivas Benévolas de Sangue, conseguindo o objectivo para que as mesmas coincidissem com o meu 44º Aniversario, no dia 24/06/2014, sendo momentos para festejar estas conquistas, descansar e recuperar o usado esqueleto, entre o ar e o sol Algarvio, o mar e o areal da familiar Praia de Manta Rota, recarregando energias, degustando novos sabores entre a partilha da indispensável companhia da minha Alcateia Familiar...
...assim, no regresso ate este meu Alto Alentejo, completamente restabelecido, foi tempo de retomar as minhas voltinhas diárias, na busca do equilíbrio necessário para iniciar um novo ciclo composto por mais alguns desejados Desafios d´Aventuras em Ultra Trail Running, de nível superior em dificuldade...
...esta U.T.N.L.Óbidos » 50km, foi o primeiro Desafio do próximo ciclo que será desenvolvido de forma gradual crescente, tendo sido seleccionado por ser classificado de simpático e generoso entre tudo o que o compõe, contendo em simultâneo alguns objectivos a atingir, tais como realizar um Desafio ate então meu desconhecido, por ser percorrido durante a noite evitando as temperaturas tórridas do dia,  concluir a minha terceira Ultra referente ao Circuito da ATRP, sendo assim "Ultra Finisher ATRP/2014", mas também realizar uma avaliação real ao meu actual estado físico/mental, referenciando ainda que o mais importante de tudo isto foi divertir-me, reencontrar Amigos e ganhar motivação para prosseguir a trilhar o que se avizinham...
...e assim foi, após mais uma noite perdida de serviço, seguida de insistentes passagens pelo sono no decorrer da manha de sábado, era tempo de arrumar equipamentos, almoçar, pegar na viatura e sair na busca dos companheiros de jornada, mais propriamente os "Guerreiros Vicentinos"; José Presado, Emanuel Machado, Pedro Vaz, e percorrer os 230km que nos colocaram em Óbidos, onde nos juntamos ao Daniel Dias e Roberto Barreto...
...o Daniel Dias, realizou todo o protocolo de secretariado, recebendo-nos com a sua companheira na residência de seus pais, onde nos foi servindo um digno jantar, conjuntamente entre muita simpatia, permanecendo eu muito grato por tudo!!!
...era tempo de perfilar na partida simbólica, percorrendo as ruas do Castelo de Óbidos entre os aplausos e gritos de incentivos dos muitos visitantes e figurantes presentes na Feira Medieval...
...o Desafio tem inicio de seguida, no largo exterior da entrada do Castelo, onde cada qual procura o seu espaço, permanecendo junta todos os "Guerreiros Vicentinos" conforme tínhamos decidido fazer, quando me surge o primeira contrariedade da noite, mais propriamente com a minha mochila!!!
...era tempo de voltar um pouco a traz, apanhar o bidon, retirar a mochila, colocar o tubo hidratação e a alça direita no sitio e perseguir na cauda do pelotão, mais propriamente sozinho, não conseguindo ver ninguém, restando-me concentrar na leitura das marcas florescentes e acertar ritmo, pois espaço era o que não me faltava...
...e assim prossigo ate um entroncamento, onde uns elementos da organização me indicam que estou com um atraso de 5´/6´dos penúltimo, la continuei metendo andamento na busca por alcançar a companhia dos Guerreiros Vicentinos, o que não consegui antes do 1ºPAC » 8.5km Sobral da Lagoa, nem do 2ºPAC » 14.5km Vau, conseguindo somente perto do 3ºPAC » 25km Praia d´Elrei...
...confesso que sou um apreciador da noite, da solidão e da chuva, mas o imprevisto da mochila tinha colocado todas as manobras em sentido oposto, exigindo ir em constante "Fartlek" pois assim que iniciei a transposição dos muitos participantes, nem sempre o conseguia fazer de seguida,  tinha que aguentar muitas das vezes devido ao seu ritmo lento nos locais mais apertados, esperar nas zonas mais técnicas e tentar voar quando tinha espaço pela frente ou quando via camisolas verdes interrogava-me se seria agora que agrupava!!!
...sentindo a chuva no rosto, sorria sozinho na noite, pois mais uma vez ficava provado o enquadramento neste decorrer da minha caminhada  com meu preferido álbum "O Mundo ao Contrario » Xutos"...
...na saída do 3ºPAC » 25km Praia d´Elrei, saímos em grupo, estando o Emanuel Machado para a frente, observando que o Daniel Dias estava solto, transmiti-lhe num incentivo para se ir embora, pois eu, precisava de recuperar um pouco dos 25km de "Fartlek", sabendo que tinha pela frente os 9km mais exigentes do Desafio, composto por dunas de areia ate a 4ºPAC » 34km Praia dos Pescadores, onde na reencontro o Amigo Eduardo Santos que me brinda com umas fotos no descer da escadaria e me transmite que os km restantes eram a rolar em redor da Lagoa de Óbidos, sendo os últimos km um pouco técnicos, com subidas ligeiras e a subida final ate a conquista do castelo da Vila "magica" de Óbidos...
...e assim foi, prossegui a rolar na companhia do Pedro Vaz, com a missão de o ver concluir a sua primeira de muitas Ultras, marcando o ritmo, ate ao 5ºPAC » 43km Miradouro do Arelho, prosseguindo entre conversa diversificada e empurrando o esqueleto ate ao insuflável final no 6ºPAC » 52km Castelo de Óbidos, atingindo assim o principal dos muitos objectivos que tínhamos traçado, transportando connosco mais uma vez Dignamente a camisola do Centro Vicentino da Serra » Portalegre!!!
...era tempo de ingerir duas saborosas sopas, alongar um pouco entre alguma conversa de Amigos, felicitar o Excelente Trabalho, o Excelente Desafio ao Grande Srº Ultra Jorge Sarrazinas e caminhar ate ao necessário Banho para viajar rumo a este nosso Alto Alentejo, onde chegamos pelas 8h, com o esqueleto massacrado das muitas horas sem dormir, dos km percorridos entre a transposição de todos os obstáculos naturais, das duas viagens de ligação, mas com a alma cheia de fortes emoções, pois sei que se tudo isto fosse fácil, certamente não seria para mim!!!
...sinto que foram alcançados todos os objectivos estabelecidos para Óbidos, tais como percorrer o Desafio na totalidade dignamente, colaborar com os menos experientes, realizar uma avaliação do meu actual estado físico/mental neste inicio de ciclo, divertir-me, ganhar ritmo para encher gradualmente o esqueleto de horas/km na busca de muita motivação para conquistar  os próximos ultra Desafios...
...ate estes, despeço-me com um abraço, lfmricardo

1 comentário:

  1. Excelente relato amigo Ricardo, como sempre aliás! É pena que tenhas tido esse contratempo inicial, mas saber ultrapassar as dificuldades mostra a fibra de que um homem é feito! Abraço

    ResponderEliminar